Networking: o que é e para que serve
Praticar o networking nada mais é do que trabalhar a sua rede de contatos. É uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais destaque, ainda que não seja nova, e que viabiliza a construção de relações com pessoas do seu entorno profissional.
Para que serve?
Uma sólida rede de relacionamentos ajuda em diferentes aspectos: obter informações relevantes, aprofundar relações com clientes, tornar mais conhecida a empresa ou uma ideia de negócio, aumentar a visibilidade do profissional, detectar oportunidades de negócio, desenvolver a carreira e, por fim, vender.
Quem faz parte do networking?
A rede de relacionamentos é composta por diferentes perfis, desde a família ampliada, passando pelos amigos e colegas da faculdade e do trabalho, até outras pessoas do seu campo de atuação e aqueles que são de outras áreas, mas têm interesses em comum.
Como manter a comunicação?
Encontros pessoais são ótimos, claro. Nada como o “cara a cara” para solidificar relações. Mas a verdade é que nos dias de hoje não dá para encontrar todo mundo da rede de relacionamento sempre. Por isso, telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais também são bastante eficientes.
Como aumentar a rede de contatos?
Para começar, defina a sua marca pessoal: o que você oferece e qual é o seu objetivo. Para o primeiro, leve em conta os seus valores, paixões e atributos pessoais. Para o segundo, pense no que quer obter: conseguir outro trabalho, ter contatos melhores para a sua empresa, ganhar reconhecimento do mercado, etc.
Depois, crie perfis nas redes sociais de acordo com a sua marca, use fotos profissionais nesses sites, mantenha um currículo atualizado ou um prospecto da sua empresa, crie uma assinatura para os seus e-mails e faça cartões de visita.
Em seguida, defina seu público-alvo - normalmente são as pessoas que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Pode ser seu próximo chefe, cliente ou investidor, uma pessoa capaz de influenciar quem tem o que você quer ou uma equipe que vai apoiar você. Não tente impactar todo mundo.
Por fim, comece o contato. Isso inclui ser ativo nas redes sociais para dar visibilidade ao seu nome. Como? Compartilhar conteúdo e fazer comentários produtivos são duas opções interessantes.
Também faz parte do processo entrar em contato direto com seu público-alvo.
Tenha em mente que é preciso criar valor para os demais, porque a rede de relacionamentos é uma troca. Paciência e perseverança são fundamentais, porque empecilhos vão aparecer.
Além do que já falamos, também é válido participar de conferências e eventos que facilitem novos contatos, envolver-se com associações, dar aulas, escrever colunas de opinião e entrar em contato com colegas de profissão para trocar experiências. Boa sorte!
Fonte: https://www.roberthalf.com.br/blog/networking-o-que-e-e-para-que-serve