A importância do autoconhecimento para o Marketing Pessoal
Sabe qual é a primeira etapa de um plano de Marketing Pessoal? Autoconhecimento!
Eu diria que é uma das etapas mais difíceis e importantes, já que não é algo simples olhar para dentro, lidar com o que somos, aceitar nossos defeitos, enfrentar nossos monstros.
Mas esse caminho também nos reserva boas descobertas, nos traz inteligência emocional e nos prepara para um futuro brilhante.
Sem autoconhecimento não é possível transmitir de forma clara as suas qualidades e potenciais, pois é através dele que construímos a nossa identidade pessoal.
Então, para te ajudar com esse processo, eu vou elencar abaixo algumas dicas que podem te ajudar muito!
E aí, vai ficar onde está ou vai embarcar comigo nessa?
Liste os seus pontos fortes: Quais pontos fortes fazem parte da sua marca pessoal? Em sua trajetória, o que realmente fez sentido e trouxe resultados para a empresa? Qual a sua característica mais marcante? Comece respondendo a todas essas perguntas!
Liste os seus pontos fracos também: No que você gostaria de ser melhor? O que te incomoda hoje? Que problemas já enfrentou por causa disso? O que os seus modelos de sucesso possuem hoje que você precisa desenvolver? Você recebeu algum feedback negativo? Qual?
Essas respostas te darão o caminho dos pontos que você precisa desenvolver. É importante estar atento a eles!
Liste como as pessoas costumam te descrever: Se eu perguntar de você para alguém hoje, como ela vai te descrever? Que palavra vai usar para te definir? O que você costuma ouvir sobre o seu trabalho é sobre o seu jeito de ser? Existe algo que você não concorda?
Esse passo é importante para verificarmos como está a nossa imagem diante das pessoas e avaliar o quanto isso é congruente com o que somos!
Faça testes de perfil: Existem vários testes de perfil que você pode fazer de forma gratuita na internet hoje que podem te ajudar muito no processo de autoconhecimento. Faz uma busca no Google hoje e faça diferentes testes. Uma avaliação psicológica ou ferramentas pagas também podem te ajudar muito, se você estiver disposto a investir nelas.
Questione-se: Sempre se pergunte o que lhe faz bem, do que você gosta, quais são os seus desejos, o que você precisa melhorar. O autoconhecimento é um processo interno que trás muita clareza. Esteja atenta a si mesma. O que te torna forte e o que te enfraquece? O que te motiva?
Perceber essas pequenas coisas ajuda a fazer com que influências externas não lhe afetem e você tome decisões mais conscientes a respeito de si mesmo!
Defina como quer ser lembrado: Como você gostaria que as pessoas te descrevessem? Qual seria a sua característica marcante? Como você mesmo se definiria? Como você se sentiria a respeito?
Fazer essa lista é importante para podermos prosseguir amanhã para a definição do seu objetivo com o Marketing Pessoal. Lembre-se dela no próximo post!
Passar por esse processo de autoconhecimento vai te fortalecer com resultados para que possa ter confiança ao comunicar o seu potencial daqui para frente.
Quem ganha com isso no final é você mesmo, quem trabalha com você e a empresa, já que ele é fundamental para definir uma carreira.