Marketing Pessoal: o segredo revelado


No último artigo eu passei dicas bem simples para você iniciar a sua jornada no Marketing Pessoal. Acredito inclusive que algumas delas você já faz no seu dia a dia e nem tinha percebido que isso contribuía para a construção da sua imagem. Quero que você continue realizando cada uma delas sistematicamente.

Mas chegou a hora de caminharmos mais um passinho juntos na direção do seu sucesso profissional!

As dicas a seguir, tem um papel importante no seu Marketing Pessoal. Antes de mais nada, é importante destacar que o Marketing Pessoal não se resume a uma única ação, mas sim está relacionado a um conjunto de hábitos do profissional. Por isso que o trabalho deve ser contínuo, com coerência e integridade, de forma a transmitir confiança para o mercado.

Profissionais de sucesso sabem muito bem a importância de passar uma imagem bem construída para que eles sejam lembrados e respeitados como autoridade dentro de suas áreas de atuação.

Para isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a maneira como você se autopromove, e é sobre elas que vou falar.

Confira, as melhores estratégias que você pode começar a aplicar agora mesmo!


Invista em qualificação - Conhecimento nunca é demais. Mesmo que você seja um excelente profissional, não caia nas armadilhas da zona de conforto. A estagnação o afasta dos objetivos e atrapalha o seu desenvolvimento. Como consequência, a imagem que transmite de você mesmo nunca é tão boa quanto poderia ser. Portanto, esteja em constante desenvolvimento e aprendizado. Utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novos saberes. Seja por meio de formações e treinamentos, aprendendo um novo idioma ou participando de palestras, workshops e programas de motivação, permita-se evoluir.

Com um mercado cada vez mais competitivo, você precisa ter, além das qualificações comportamentais, habilidades técnicas sólidas para se destacar e atingir seus objetivos profissionais. Esteja em constante desenvolvimento e lembre-se de que o conhecimento nunca é demais e que você sempre pode melhorar!


Fique atento à sua postura - Pode parecer bobagem, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Quer um exemplo? Só de olhar nos olhos do seu colega de trabalho, você já demonstra transparência e sinceridade. É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações. Evite olhar para as mãos, para o chão ou qualquer outro ponto que chame sua atenção, pois mostra desinteresse no que a outra pessoa está dizendo. A postura do seu corpo também transmite mensagens, às vezes subconscientes. Sentar-se desajeitado na cadeira, por exemplo, demonstra desleixo. Ficar de braços cruzados ou com as mãos do bolso, por sua vez, demonstram falta de interesse em socializar e tédio. Vale o alerta: é nos detalhes que uma estratégia de Marketing Pessoal conhece o sucesso ou o fracasso. Então, uma postura profissional adequada envolve: saber ser sério quando a situação exige seriedade, saber se comportar em um contexto profissional, agindo de acordo com a sua função e dentro da expectativa dos seus superiores. Por isso, vale prestar atenção aos seus gestos e expressões faciais. Desenvolva a comunicação não-verbal. Os benefícios são evidentes.


Tenha conteúdo - De nada adianta ser um ótimo comunicador e agir com simpatia se não tiver efetivamente conteúdo. É muito importante ter o que dizer, possuir conhecimento, mostrar a que veio e transmiti-lo de forma natural.

A verdade é que as pessoas se lembram daqueles que transmitem segurança, que consolidam sua imagem, sua presença através de opiniões claras, ideias firmes ou, simplesmente, porque estão ligadas no que está acontecendo a seu redor e tem o que exprimir com assertividade. Para ter conteúdo é imprescindível aprimorar o hábito da leitura, diversificar o acesso às informações, ampliar o contato com as diversas formas de cultura, participar de eventos da sua área de interesse e de outras áreas diferentes, participar de movimentos profissionais, viajar e frequentar grupos diferentes.


Esteja ligado no que acontece no mundo - Já que estamos batendo bastante na tecla da comunicação, não ignore o que acontece na sociedade. Se estar bem informado é algo que já faz parte da sua rotina, ótimo, pois demonstra competência. Se não for o caso, ainda há tempo de mudar. Afinal, você não vai querer ficar perdido no assunto quando as pessoas ao seu redor estiverem falando sobre atualidades, não é mesmo? Ou, ainda, ficar sem resposta quando alguém perguntar sua opinião sobre determinado assunto. Então, procure acompanhar as principais notícias diariamente, seja do jeito que for. Com os meios digitais, não há desculpa para agir diferente.


Honre seus compromissos e seja pontual - Sabe aquela conversa de que é charmoso chegar atrasado? Em um encontro romântico pode até ser, mas, no universo corporativo, essa não cola. Se você quer fazer um bom Marketing Pessoal, nada de seguir o (mau) exemplo de profissionais que estão quase sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos de entrega. Há quem faça isso de modo consciente, tentando demonstrar um senso de heroísmo para dar conta de uma rotina incrivelmente atribulada. É um erro, uma armadilha, uma autossabotagem. Quer uma dica? Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo. De preferência, tente sempre chegar com 10 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso. Esse cuidado passa uma imagem de pessoa comprometida e interessada.

Seja um bom líder - A capacidade de liderar é cada vez mais vista como um diferencial importante. Ser capaz de inspirar a equipe e se tornar uma referência para ela é também mostrar o seu valor. Mas essa é uma competência que aparece em várias outras situações, inclusive na forma como você conduz a sua vida pessoal e profissional. Será que você demonstra ser o líder do próprio desenvolvimento? Seja no que fala ou nas atitudes, faça jus às expectativas que depositam em você. Tenha uma postura de liderança. Não precisa ter cargo de gestão para fazer isso.


Invista em algo seu - Sabe aquela habilidade que você julga possuir? Que acredita ser melhor do que outras pessoas? Então, se dedique com mais afinco a ela. Pode ser algo que pareça irrelevante em um primeiro momento, como aquela apresentação bem construída e visualmente agradável ou a capacidade de organizar ideias. O importante é não ser mais do mesmo. Mostre que você não é aquela peça que saiu do forno igual a todos os outros da sua área Tenha aquele diferencial que fará as pessoas lembrarem de você.


Aceite desafios e assuma riscos - Esta é uma atitude importantíssima para potencializar ainda mais seu Marketing Pessoal: não se contente com a rotina diária de trabalho e se proponha a ir cada vez mais além, aceitando novos desafios e assumindo todos os riscos e as responsabilidades que eles trazem. Sugira ideias que contribuem para resolução de problemas. Busque por soluções novas para processos antigos, identifique possíveis focos de problema, aproveite oportunidades para estudar mais e entregar um trabalho melhor e reflita sobre maneiras diferentes de obter bons resultados. Comportamentos como esses demonstram que você é um profissional dedicado e disposto a dar o máximo de si todos os dias.




#dicas #marketingpessoal

Posts Em Destaque