Quer ser reconhecido profissionalmente? Comece pela sua autoimagem!



Muitos profissionais reclamam que não são reconhecidos, que trabalham muito mas ninguém valoriza isso.


Já parou para pensar que você pode ser responsável por isso estar acontecendo?


A partir de hoje, eu nunca mais quero que você fale nada negativo sobre o seu trabalho para as outras pessoas. Tá ruim? Resolve! Mas não terceiriza essa responsabilidade.


Reconhecimento nasce primeiro dentro da gente, depois a gente transmite isso para as pessoas e só então recebemos o retorno positivo sobre o nosso trabalho.


É sobre isso que vamos falar hoje!


Como você vê a si mesmo acaba afetando a maneira como as outras pessoas pensam a seu respeito e a respeito do seu trabalho. Mais de 90% do que comunicamos é inconsciente, então se você não se vê de forma positiva – como um profissional capaz, com habilidades importantes e que seu trabalho faz a diferença na empresa – mesmo que você tente disfarçar, é isso que irá comunicar aos seus colegas, gestores e a empresa onde atua. Assim, ninguém vai valorizar o que você faz se nem você mesmo valoriza, certo?


Então não temos outra saída a não ser deixar de tentar disfarçar e investir em melhorar a forma como nos vemos. Ter uma boa aparência externa não vai funcionar muito bem se você não se enxerga de forma positiva. Melhorar a sua autoimagem é uma atitude necessária para quem quer alcançar sua carreira e ter sucesso profissional.

Pare com as comparações:

Geralmente a comparação serve para diminuir nossas qualidades quando nos comparamos a pessoas que julgamos ser melhores. Comparação é uma das piores atitudes para autoimagem. É muito injusto tentar se medir perante a outras pessoas que possuem características diferentes, trajetória profissionais distinta e histórico de vida completamente diferentes do nosso.


Não se coloque para baixo:

Autodepreciação pode minar sua autoimagem, então não cometa esse erro. Mesmo que tenha cometido algum deslize, nunca se coloque para baixo. Busque aprender sempre.

Seja leve e saiba que você pode fazer e ter o melhor da vida. Sempre tire aprendizado dos seus erros. Criticar os outros também é uma atitude nociva que muitos têm como hábito. Uma pessoa muito crítica com os outros tende a ser também crítica consigo, e isso gera diminuição do valor próprio e enfraquecimento da autoimagem. Ao invés de comparar, tenha referências.


Não se projete nos outros:

Um dos comportamentos mais comuns de quem tem problemas com sua autoimagem é se projetar nas outras pessoas.

Quem nunca, em algum momento, proferiu uma frase semelhante a: “gostaria de ser aquela pessoa” ou “queria tanto ter a vida dele(a)”?! Pois é, esse tipo de atitude não colabora com uma autoimagem positiva, além de trazer uma cobrança excessiva em seu dia a dia.

Idealizar assim pode gerar frustrações e é preciso colocar metas em sua vida que são alcançáveis, ou, ao menos, passos gradativos até chegar no grande objetivo. Vá com calma!


Seja uma pessoa autoconfiante:

A autoconfiança é importante para a melhora da autoimagem, por isso saiba reconhecer seus pontos fortes e seu valor. Reconheça seus talentos e competências e saiba que você é importante no seu círculo pessoal e profissional.


Comemore as suas conquistas:

Para você pode ter sido fácil, mas para os outros pode ser algo grandioso. Fechou a folha sem erros? Cumpriu o calendário de treinamentos? Fechou a vaga rapidinho? Comemore!

Comemore tudo o que deu certo no mês que passou, aprecie o quanto seu trabalho contribuiu para a empresa. Faça isso periodicamente e fique feliz com o resultado. Assim, as pessoas vão querer saber o que te faz tão feliz e isso vai abrir portas para você ser reconhecido.


Você já parou para pensar que sua autoimagem tem tudo a ver com o lugar que você se encontra hoje?

Como você tem visto a si mesmo? Como está sua autoimagem?

Acredito muito que uma autoimagem positiva tem tudo a ver com uma percepção de mundo positiva também. Uma percepção positiva é fundamental para se atrair coisas positivas também.

Muitas pessoas hoje em dia têm vivido vidas infelizes porque tem uma autoimagem de si totalmente negativa. Não conseguem apreciar nada na vida, simplesmente pelo fato de não apreciarem a si mesmas. Não conseguem desfrutar das coisas boas que a vida oferece, pois não conseguem sair da caverna interna que a sua autoimagem negativa tem construído.

Pense bem em como sua vida poderia ser totalmente diferente se simplesmente você alterasse a forma como você vê a si mesmo.

#dicas #autoimagem #reconhecimentoprofissional

Posts Em Destaque